quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Lichia: a deliciosa cereja chinesa e suas propriedades

Fruta é opção para quem quer emagrecer com um alimento rico em vitaminas.



Se a ideia é reforçar as defesas do corpo, esta fruta de visual curioso tem vitamina c de sobra para ajudar. Se objetivo é tirar alguns quilos da balança, a lichia também tem motivos suficientes para entrar no cardápio.





Origem
Foi como presente do imperador da China a Dom Pedro II – que governou o Brasil de 1831 a 1889 – que a lichia chegou pela primeira vez ao Brasil. Muitos anos mais tarde, na década de 40, a fruta chinesa chegou para ficar, como explica o produtor criador do site Lichias.com, Estevam Luiza Del Nero Costa Marques.
Segundo ele, por ser muito perecível, a lichia é um produto difícil de importar. Assim, os frutos in natura que se consome normalmente nas festas de final de ano, são em grande parte nacionais. Hoje, segundo o pesquisador José Emílio Bettiol Neto e o técnico Diego Xavier, ambos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o cultivo brasileiro se concentra principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Já os produtos industrializados a base de lichia vêm quase sempre de fora do País.

Propriedades Nutricionais
De casca vermelha e de polpa branca e docinha, a lichia vem sendo associada a dietas de emagrecimento. O motivo é a presença de um composto chamado cianidina, que potencializa a oxidação das gorduras, detalha Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia. Alia-se a este fato o baixo valor calórico da fruta: uma unidade de lichia tem apenas seis calorias. Entre outros nutrientes importantes, o vegetal também é rico em fibras, vitaminas do complexo B e nos minerais potássio e cálcio.


Propriedades Medicinais
Por ser uma fruta rica em vitamina C, mais até do que a laranja, a lichia pode dar força para as defesas do corpo. O consumo de cerca de 10 unidades da fruta por dia já fornece uma boa quantidade deste nutriente. “ A vitamina C é um potente antioxidante que mantém a integridade dos vasos sanguíneos e a saúde da pele e das mucosas”, diz a médica Marcella. Além da vitamina C, a tal cianidina é também antioxidante e ajuda a eliminar os radicais livres, compostos que podem colaborar com o aparecimento de doenças como o câncer. De acordo com Marcella, não se conhece contraindicações para o consumo da lichia, a não ser em caso de alergia ou intolerância.

Dicas
  1. Quanto mais vermelha e homogênea estiver a casca da lichia, mais madura e saborosa ela estará. Verifique também se a fruta está com o talo intacto.
  2. Para manter o sabor e vida útil da lichia, armazene-a na geladeira.
  3. Evite frutos que estejam soltando líquidos, úmidos ou com manchas de cor escura.

Fonte: Essa matéria foi retirado da Revista dos Vegetarianos, edição 87.

Nenhum comentário:

Postar um comentário