terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Detox de verão: veja dicas para seguir a dieta nos meses mais quentes

Dieta da desintoxicação limpa nosso organismo e emagrece.


O calor está bombando e a ideia de perder os quilinhos indesejáveis para exibir o corpo nas roupas de verão não sai da mente.

Os meses mais quentes são propícios para seguir o cardápio detoxificante, que pode ser uma ótima forma de eliminar toxinas e fazer o ponteiro da balança se mexer.
 



A seguir, veja dicas para tirar proveito da dieta detox durante o verão:

Invista na salada

As cascas dos alimentos são repletas de fibras e nutrientes, mas é preciso lavar bem antes do consumo. De acordo com o nutricionista funcional Fábio Bicalho, “você deve incluir vegetais do grupo das brássicas na sua salada, como repolho, couve-flor, rabanete, agrião, couve-de-bruxelas, brócolis e nabo”. Estes alimentos são purificantes e ajudam a neutralizar o efeito nocivo das toxinas encontradas em conservantes, corantes, acidulantes e outros componentes encontrados nos industrializados. 

Não fuja da sopa!

No verão, você não precisa abrir mão da sopa. As versões frias são saborosas e podem fazer parte de um cardápio detox. Durante a dieta, invista na versão preparada com beterraba, mas esqueça os queijos amarelos e com sabor forte para não acrescentar calorias em excesso ao prato. “O óxido nítrico presente na beterraba funciona como um vasodilatador, facilitando a chegada de nutrientes, sangue e oxigênio aos músculos. Esta função é especialmente importante para a prática de exercícios físicos, já que potencializa o rendimento”, explica a nutricionista Flavia Cyfer.
Aproveite bem os temperos

Temperar os pratos com alimentos funcionais é uma boa forma de potencializar o efeito detoxificante da dieta. Fábio dá a dica: “Adicione açafrão da terra, cúrcuma ou curry ao arroz integral para aumentar a reparação do organismo. Salpique alecrim em peixes e outros pratos; ele é rico em flavonoides e um potente antioxidante. Sempre use alho e cebola ao preparar os pratos. Ambos possuem ação desintoxificante e anti-inflamatória.

Suco refrescante e funcional

Se você não é fã de salada crua, procure incluir o suco verde no cardápio detox. Prático e refrescante, ele reúne diferentes benefícios em um copo: “Prepare a bebida com couve, água de coco, limão, gengibre, aipo, chá verde ou de hibiscus e uma fruta. Estes alimentos possuem propriedades diuréticas, termogênicas e protetoras hepáticas”, explica a nutricionista Marina Gorga.

Encare o iced tea

Bebida refrescante e saborosa, o chá gelado pode ser preparado com folhas que contribuem para o detox. Para fazer um ice tea com propriedades desintoxicantes, prepare o chá normalmente, espere esfriar e acrescente algumas pedras de gelo. “Escolha folhas de oliveira, chá verde ou de hibiscus, que aceleraram o metabolismo, potencializando o gasto calórico, e estimulam a eliminação de toxinas”, diz Fábio.


Fonte: Este conteúdo faz parte de Verão GNT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário