terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Para levantar o corpo e cair na folia












 
O carnaval é um período em que a alimentação e a hidratação devem ser reforçadas. Para aqueles que vão cair na folia é preciso ficar atento à saúde.


Quem quer cair na folia do carnaval de bem com o corpo, precisa estar atento a cuidados com a alimentação para aproveitar as festas e pular atrás do trio elétrico. É importante que a pessoa procure ter uma dieta mais balanceada, além de uma hidratação redobrada. O processo de desintoxicação envolve principalmente a retirada de alimentos industrializados do cardápio, congelados, refinados, ricos em sal, cafeína, açúcares e aqueles ricos em gorduras prejudiciais à saúde. O ideal é eliminar do cardápio todos os compostos que comprovadamente prejudicam o organismo, causando inchaço, elevando as taxas de colesterol e triglicérides e propiciando o aumento de gordura corporal.

Uma alimentação rica em hortaliças e frutas pode garantir vários nutrientes importantes ao organismo, pois
contêm substâncias antioxidantes e desintoxicantes. O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que sejam consumidas pelo menos três porções de frutas e três porções de hortaliças ao longo do dia.

Dê atenção especial à hidratação. O consumo de água é indispensável, pois além de hidratar auxilia na eliminação de substâncias tóxicas pelo organismo. Recomenda-se uma ingestão de no mínimo 6 a 8 copos de água por dia. Sempre que possível, procure também ingerir água de côco, que é um isotônico natural e vai repor os sais minerais e vitaminas .


Quanto ao inchaço ele pode muitas vezes estar relacionado à retenção de líquidos pelo organismo. Para isso, algumas dicas são importantes, como reduzir a ingestão de sal e de alimentos industrializados – por exemplo, linguiça, salsicha, presunto, salame, conservas, temperos prontos, entre outros.

Lembramos que o inchaço pode também estar associado a um inadequado funcionamento intestinal. Para melhorar as funções intestinais e prevenir a prisão de ventre é importante aumentar o consumo de fibras. As fibras auxiliam na formação do bolo fecal e, juntamente com a adequada ingestão de água e a prática de atividade física, contribui para estimular a motilidade (movimento espontâneo) intestinal. Mamão, laranja, ameixa e folhas em geral são exemplos de alimentos fontes de fibras que devem fazer parte da dieta. Os cereais integrais, pão integral, pão de centeio, farelo de aveia, farelo de trigo, arroz integral, entre outros, também colaboram para um bom funcionamento do intestino.


O melhor caminho é seguir uma dieta balanceada. O ideal é ingerir proteínas, carboidratos, lipídios e micronutrientes, como as vitaminas e minerais. Para garantir esse equilíbrio, deve-se ter uma alimentação variada, incluindo diariamente hortaliças e frutas, cereais integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja), óleos vegetais (óleo de canola, azeite de oliva) e oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes).

Confira o coquetel de “Laxante Natural”

INGREDIENTES:
  • 4 a 6 ameixas pretas secas
  • ½ mamão papaia
  • 1 copo de iogurte natural (desnatado)
  • 1 colher de sopa de farelo de aveia ou linhaça

PREPARO:
  1. Deixar as ameixas de molho da noite para o dia;
  2. Beber a água das ameixas em jejum;
  3. Bater os outros ingredientes com as ameixas no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário