terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Carne processada e a diabetes

Consumo de carne vermelha e processada aumenta o risco de morte precoce.
O consumo de carne processada aumenta o risco de desenvolver diabetes, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Os pesquisadores acompanharam mais de 2 mil norte-americanos que não tinham diabetes no início do estudo.

No final de um período de cinco anos, aqueles que haviam consumido mais carnes processadas, como bacon e salsicha, se mostraram mais propensos a desenvolver o problema. O desenvolvimento da doença foi particularmente associado a um tipo de carne processada e enlatada comum nos Estados Unidos, o spam, produzido a partir de carne de porco. Pelo fato de as carnes processadas possuírem um alto teor de gordura, quem as consome regularmente acumula gordura nas células musculares – o que pode causar resistência á insulina e, consequentemente, a diabetes. Por outro lado, uma alimentação baseada em vegetais mostrou melhoras em diabetes do tipo 2.

A diminuição no risco de desenvolvimento da doença também foi observada por pesquisadores do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Havard. Em estudo publicado em março de 2012, eles afirmam que comer carne vermelha aumenta as chances de morrer prematuramente de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário