quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Merenda Escolar mais saudável

Lancheira nota 10: Confira dicas saudáveis para a lancheira dos seus filhos.





Passado o dilema das opções saudáveis para as crianças nas férias escolares, os pais se vêem frente a outro problema com o início das aulas – escolher os melhores itens para compor a lancheira dos pequenos.





A  tarefa de rechear a lancheira do seu filho costuma ser um quebra-cabeça (ou não) para muitos pais. Haja criatividade na hora de elaborar, 5 vezes por semana, cardápios, ao mesmo tempo, apetitosos, atrativos e saborosos. E confessa:  toda mamãe coruja adora ver seu filho saudável e feliz, porém driblar guloseimas, frituras e refrigerantes, líderes da preferência alimentar da garotada é tarefa que requer um jogo de cintura bastante grande.

Se nas férias o desafio era tornar a alimentação saudável mais divertida, combinando com a descontração do período, agora ela deve ser prática, tanto para facilitar o acondicionamento e transporte, quanto para poupar o tempo dos pais, que precisam prepará-las entre os afazeres domésticos e os compromissos de trabalho.

A sugestão básica é optar por alimentos mais naturais, como os cookies integrais, frutas secas, barras de cereais, bebidas vegetais, entre outros, que podem não ser feitos em casa, mas não contém aditivos químicos em sua composição.

Conservação:
Não adianta ficar atenta para um cardápio equilibrado se ele não estiver bem conservado na hora do sinal. O ideal é que a lancheira seja térmica ou que exista algum recipiente que mantenha a temperatura dos alimentos. Dessa forma, é possível estimular também o consumo de frutas sempre que possível entre as crianças.

Dicas:
  1. Alimentos de alta densidade energética e poucos nutrientes podem causar queda no rendimento escolar da criança. A alimentação saudável é muito importante porque ajuda na concentração e desenvolvimento da memória;
  2. Dê preferência para sanduíche com pão de forma integral ou multigrãos, com queijo branco e geleia sem açúcar. Deixe de lado as bisnaguinhas e os croissants, que contêm gordura;
  3. Prepare um suco natural com frutas frescas, como laranja, melancia e melão. É a opção mais saudável e natural. Utilize nas preparações açúcar demerara orgânico.
  4. Maçã é uma boa opção porque não amassa facilmente. Pera, banana, pêssego, uva e nactarina pedem um recipiente mais resistente para acomodá-las.  Antes de embalar, higienize bem a fruta. As frutas que a criança consome a casca têm de ser lavadas em água corrente e depois colocadas em uma solução clorada (o produto é vendido em supermercado, veja no rótulo da embalagem como proceder). Se a casca for descartada, só lave. 
  5. É importante que o filho participe com os pais na hora da compra no supermercado, bem como na arrumação da lancheira, assim você vai contando sobre cada alimento, despertando o interesse dele pelo lanche. Não deixe apenas para a escola a tarefa de conscientizar os pequenos sobre a importância da alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário