Quando o assunto é boa alimentação, a presença da palavra “antioxidantes” é certa . Mas o que faz com que estas substâncias encontradas nos vegetais sejam tão importantes na dieta?
A nutricionista Mariana Marchetti* esclarece o assunto, mostrando como os antioxidantes agem na prevenção de doenças e em quais alimentos eles estão.
1. O que são antioxidantes?
Antioxidantes são substâncias capazes de minimizar ou impedir os danos causados pelo excesso de radicais livres. Esses radicais livres são moléculas que ficam soltas em nosso organismo e causam oxidação das células, lesionando-as.
2. Por que é importante ter uma dieta rica nestas substâncias?
Produzimos radicais livres constantemente, até praticando atividade física e respirando. A importância dos antioxidantes está no fato de “sequestrarem” e impedirem a formação destes radicais. Eles também têm a capacidade de reconstituir as células danificadas. Assim, reduzem o risco de diversas doenças, como câncer, a artrite, o envelhecimento precoce, a catarata, as doenças do coração e o diabetes.
3. Em quais alimentos é possível encontrá-los?
Encontramos antioxidantes principalmente em frutas, verduras, legumes, leguminosas, sementes, oleaginosas e cereais. É importante garantir o consumo de verduras verde escuras (couve, escarola, rúcula, espinafre, agrião); de alimentos de cor amarelada, alaranjada ou avermelhada (mamão, laranja, cenoura, abóbora, tomate, goiaba, melancia); de frutas cítricas (limão, laranja abacaxi); de grãos e sementes (semente de girassol, gérmen de trigo, amêndoas, avelãs); e de bebidas como chá verde, chá preto e o vinho tinto.
*Mariana Marchetti é nutricionista clínica e mora na cidade de Atibaia (SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário